Cio em gatas e cachorras

Cio em gatas e cachorras

Quem tem gata ou cachorra não castradas, sabe que, de tempos em tempos, elas passam pelo cio, que provoca (além da oportunidade para a cruza) muitas alterações hormonais e comportamentais. Mesmo tendo-se ideia sobre os ciclos, muitos não sabem como lidar com a situação.

Nas cachorras, o primeiro cio chega entre o sexto e o décimo mês de vida; repetindo-se a cada cerca de seis meses. Durando, em média, de 15 a 20 dias, o cio das cachorras provoca sintomas bastante característicos que incluem sangramentos e corrimentos vaginais e, em alguns casos, um aumento significativo na quantidade de urina. O fim do período do sangramento indica o começo da ovulação e do seu período fértil, indicado para a cruza, caso seja do desejo. Nesta época, ela começa a exalar cheiros fortes para atrair os machos para o acasalamento e quando cede às investidas dos cães. Portanto, caso a geração não seja o objetivo, é preciso manter os machos afastados.

Nas gatas, os sintomas físicos são praticamente nulos. Elas indicam o ciclo por mudanças comportamentais bastante características.

Miados extremamente altos e mudanças bruscas na forma de agir, podendo tornar-se muito manhosa ou um tanto agressiva. Em breve, ela começará a se esfregar nos móveis e nas pessoas da casa com grande frequência. A vontade de sair de casa aumenta muito e, da mesma forma que as cachorras exalam odores fortes para chamar os machos, as gatas soltam jatos de urina com cheiro intenso e miados altíssimos, comparados ao choro de bebês, para atrair os gatos para a cruza.

O cio ocorre até os primeiros dez meses de idade, repetindo-se a cada cerca de dois meses e com duração de até sete dias. Porém, a ovulação só começa imediatamente após o acasalamento, fazendo com que, em alguns casos, a fertilização precise de mais algumas tentativas para ocorrer.

A castração nas fêmeas pode ser realizada até mesmo antes que haja o primeiro cio e é indicada para evitar gestações e todo o incomodo, além de evitar doenças. Essa cirurgia simples e importante deve ser feita e indicada por um médico veterinário.

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram

WhatsApp chat