Carrapatos como manter seu cão livre deles

Carrapatos: como manter seu cão livre deles

Os carrapatos são parasitas que botam ovos no seu animal de estimação e se alimentam do sangue dele. A espécie mais comum no Brasil é Rhipicephalus sanguineus, também chamado de “carrapato do cão urbano”, porque se reproduz e vive dentro de construções e ambientes domésticos, o que lhe permite estar presente em todas as áreas urbanas do Brasil.

Além de serem incômodas e irritantes, as picadas podem deixar os cães muito doentes. 

Durante o ciclo de vida do carrapato, ele passa apenas alguns dias se alimentando no cão, depois se desprende dele e se esconde no ambiente, em frestas, na parede, batentes, etc.

Prevenção e tratamento:

1. Quando caminhar em áreas onde há probabilidade de ter carrapatos, confira sempre se há carrapatos no seu corpo após os passeios.

2. Escolha com rigor o pet shop ou hotel para seu cão. Dê preferência aos tenham programas preventivos de infestação por carrapatos.

3. Cheque regularmente seu animal: Seja metódico e o examine cuidadosamente, especialmente a região entre os dedos, pois é comum que carrapatos fiquem alojados nessa região. E observe também se há carrapatos ao repartir o pelo no sentido do crescimento e contra ele. 

4. Escolha um método de prevenção: Medicamentos orais são ativados na corrente sanguínea, e matam os carrapatos assim que eles comecem a se alimentar. Alguns produtos são tópicos, e absorvidos pelo organismo, e depois ficam ativos na corrente sanguínea. Outros se espalham pela pele e ficam ativos somente na superfície. O benefício desse modo de ação não só reduz o risco das picadas, mas também reduz o risco de transmissão de doenças e alergias. A coleira contra pulgas e carrapatos protege por até oito meses. Não importa o tratamento escolhido, o importante é utilizá-lo regularmente, para manter seu pet protegido a longo prazo.

5. Evite o uso de casinhas de madeira, pelas muitas frestas, podem servir de esconderijos para os carrapatos. 

6. Se notar presença desse parasita em sua residência, providencie a limpeza do local com produtos carrapaticidas. Em muitos casos, será preciso contratar empresa de dedetização.

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram