Origem: A origem é confusa, mas, acredita-se que foram os romanos que levaram os antepassados destes cães para a Inglaterra, para caça de coelhos. Cruzaram-se várias raças de cães de caça. Embora mais conhecido a partir do século XVIII – há registros desde o século III. Durante os tempos medievais, a denominação “beagle” era usada para definir cães de pequeno porte.
A Rainha Elizabeth I mantinha a raça conhecida como Pocket Beagle (na tradução, Beagle de Bolso), criando uma série de exemplares de tamanho extremamente pequeno – entre 20 e 23 centímetros de comprimento.
Comportamento: Corajoso, alegre, carinhoso e inteligente. É um cachorro de caça criado para perseguir presas no campo e acostumado a viver em bandos, o que os torna predispostos para a companhia. Tranquilo e se adapta a todos os tipos de vida, tanto no campo como na cidade. Costuma ser muito travesso.
Deve ser adestrado para se tornar obediente, já que tende a ser teimoso. Precisa de tutores firmes e pacientes, já que seu adestramento exige tempo e dedicação.
Dono de um ótimo senso olfativo, já tendo sido usada, inclusive, pela polícia norte-americana como farejador, buscando contrabandistas de alimentos e drogas.
Aspecto: Expressão doce, tem aspecto musculoso e compacto na sua constituição. Orelhas compridas caindo para os lados e pelos suaves, curtos, densos e resistentes ao ar livre. Geralmente tricolor e tem as extremidades da cor branca. Pelagem bastante curta e quase impermeável, sendo lisa e bastante espessa.
Cuidados Específicos: Pelo curto e liso, fácil de limpar, atentando às orelhas caídas e compridas, que apresentam tendência a acumular sujeiras e causar doença. Energia inesgotável, devendo fazer exercícios diários; para não se tornar triste ou obeso.
Saúde: Caracteriza-se por seu apetite, devendo ter dieta controlada, evitando problemas de peso. Apesar disto, é muito saudável e raramente fica doente.
Problemas nos olhos, Hiperplasia da Glândula de Harder (conhecida
como “terceira pálpebra”): complicação que consiste na
formação de uma espécie de carne esponjosa no canto dos olhos do
animal.