Acantose Nigricante

Acantose Nigricante (escurecimento da pele)

A acantose nigricante é uma doença dermatológica, que tem como característica principal o aumento da melatonina (escurecimento da pele) e ocorre em cães, especialmente na raça Dachshund, atualmente mais conhecida como Tekel e ela pode ser primária ou secundária.

A forma primária

Está relacionada à questão congênita (nascença).

A forma secundária

Está associada a outras doenças, especialmente doenças endócrinas e alérgicas.

A obesidade agrava o problema

Há agravação dos casos nos animais obesos, tanto que na espécie humana (há também a forma humana da doença), o emagrecimento favorece a melhora do quadro.

A acantose tem como principais sintomas:

Hiperpigmentação (escurecimento), liqueinificação (umidade), seborréia (caspa) e alopecia axilar (queda de pelo na axila), podendo se estender para membros torácicos e regiões ventral do pescoço, perineal, peri-ocular e de pavilhão auricular.

Quanto á localização das lesões

As lesões ocorrem na parte traseira, mas pode aparecer também na região do pescoço e na barriga do cão, além de afetar axilas, virilhas e pescoço.

Como tratar a Acantose Nigricante?

Não há tratamento específico para a acantose. O controle do sobrepeso do animal pode favorecer o tratamento, no entanto, é muito comum as infecções oportunistas que se beneficiam da quebra da barreira de proteção da pele e se instalam. Desta forma, utilização dos produtos da PROPOVETS, à base de Própolis Verde atuam no controle da coceira, queda de pelo e no controle bacteriano e fúngico da mesma.

Dr. Marcos Fernandes
CRMV-SP 7287


A linha de produtos PROPOVETS® esta disponível em nossa
Loja Virtual aberta 24 horas por dia: https://www.propovets.com.br/loja

Caso prefira comprar por telefone ou whatsapp
Televendas (11) 3895-9996 – WhatsApp (11) 97422-9072
Atendimento de Segunda a Sexta das 09:00 às 17:00.


WhatsApp chat