Outono AINDA é época de carrapatos!

Outono ainda é época de carrapatosOs carrapatos são  parasitas que vivem na superfície de outro ser vivo, e apresentam um maior grau de atividade da primavera ao outono.

Sendo assim, temos que observar muito bem a pele do nosso cachorro nessas épocas do ano examinando-a após cada passeio e mantendo-o corretamente desparasitado.

Os carrapatos se alimentam do sangue do animal para sobreviver e se reproduzir. Eles não voam como os insetos voadores, nem pulam como as pulgas, vão andando e se agarrando no hospedeiro. Eles mordem.

Na pele, causam irritação, coceira, feridas, vermelhidão  e queda de pelo, podendo levar a um quadro de infecções secundárias devido ao fato do animal se lamber para tentar se livrar do parasita e aliviar a coceira. Efeitos tóxicos podem ocorrer, pois a saliva do carrapato contém neurotoxinas que podem causar paralisia.Também  ferem com mordidas provocando dor. Além desses sintomas, podem causar perda de apetite e apatia no animal.

Como se alimentam do sangue, em casos de grande infestação, podem causar anemia. São transmissores de doenças graves, como Babesia, Erlichiose, Doença de Lyme, etc.

Para evitar a proliferação do carrapato em seu cão e no ambiente, você deve tomar algumas precauções:

  • Examine regularmente a pelagem do seu animal, principalmente se viver em áreas abertas e/ou passear bastante. Outros animais contaminados também podem passar o carrapato para seu animal.
  • Cheque principalmente as áreas às quais o cão possa ter dificuldade em alcança-las, como orelhas, patas, costas e cabeça. Lugares úmidos e quentes como virilha também  são áreas escolhidas pelos carrapatos.
  • É contra-indicado arrancar o carrapato que está preso na pele, pois dessa forma estaremos somente eliminando o corpo do parasita, visto que a parte da boca que se prende ao corpo do cão permanecerá no local, podendo causar reações locais e a formação de granulomas. Faça a remoção com a ajuda de um médico veterinário.
  • Existem vários produtos indicados para o controle do carrapato: produtos para banho com efeito imediato,  produtos para aplicação no dorso do animal, cuja ação não é imediata, mas apresenta efeito prolongado, e as coleiras antiparasitárias, cuja ação também não é imediata, porém possuem um longo período de ação.
  • Dedetize o ambiente com produtos carrapaticidas. Se necessário, faça uma dedetização profissional do ambiente.  E lembre-se que os parasitas que aparecem nos animais são apenas 5% do total que está no ambiente. Por isso muitas vezes os carrapatos reaparecem pouco tempo após terem sido  extraídos do animal.

A linha de produtos PROPOVETS® esta disponível em nossa
Loja Virtual aberta 24 horas por dia: https://site.propovets.com.br/loja

Caso prefira comprar por telefone ou whatsapp
Televendas (11) 3895-9996 – WhatsApp (11) 97422-9072
Atendimento de Segunda a Sexta das 09:00 às 17:00.