Saiba o que é dermatite e os tipos mais comuns entre cães e gatos

A pele é o maior órgão do corpo e por isso precisa de cuidados proporcionais ao seu tamanho! Portando é de extrema importância a consulta com um profissional capacitado a identificar lesões dermatológicas, para que exames específicos possam ser indicados e ter um diagnóstico correto, podendo assim definir um protocolo de tratamento eficaz.

As dermatites mais comuns nos animais, são:

ATÓPICA

A alergia é uma doença na qual o sistema imunológico do animal, reage de forma exagerada na presença de determinados agentes, os chamados alérgenos. A reação alérgica acontece quando o animal entra em contato com o alérgeno. A dermatite atópica é causada habitualmente pelos alérgenos inaldos (ácaros, por exemplo).

DAPP

A Dermatite Alérgica por Picada de Pulga é uma das doenças de pele mais comuns tratadas nos animais, afetando cães e gatos. Esta doença ocorre em animais que desenvolvem hipersensibilidade, ou seja, alergia aos componentes da saliva da pulga. Enquanto alguns animais toleram um número moderado de picadas de pulgas por dia, outros animais não toleram uma. Esses são os casos diagnosticados como DAPP.

DERMATOFITOSE (TINHA)

A dermatofitose é uma doença infeciosa da pele mais comum no gato. É uma infeção das camadas superficiais da pele. A causa é um fungo que tem capacidade de invadir e se alimentar de tecido queratinizado, que é a pele, pelos e unhas. Este parasita se alimenta da queratina (proteína integrante da estrutura da pele) e não consegue viver em tecidos com uma grande inflamação.

PIODERMITE

A grande maioria das piodermatites são secundárias, sendo numerosos os fatores que predispõe às infecções: fatores físicos (traumatismos, corpos estranhos e ferimentos), higiene deficiente, parasitas (sarnas e fungos), doenças alérgicas, alterações da queratinização da epiderme (seborréia), e doenças hormonais (hipotiroidismo, diabetes, hiperadrenocorticismo), mal manejo alimentar.

Dr. Marcos Fernandes | CRMV-SP 7287

WhatsApp chat