Copofragia

copofragiaCoprofagia é o hábito que os cães têm de ingerir fezes. Este hábito deixa o tutor impactado negativamente, pois atualmente os animais são considerados filhos (humanizados) e têm uma vida muito próxima das pessoas, por exemplo: dormem na cama, ficam no sofá, fazem as refeições dentro de casa, causando este hábito muita repugnância. O problema é multifatorial, desta forma a solução dependerá do entendimento da situação.

  1. Os cães comem fezes muitas vezes por elas serem nutritivas. É o caso dos cães que vivem em sítios ou chácaras e têm o hábito de comer fezes de outros animais, tais como equinos e bovinos. Nestas fezes, muitas vezes há nutrientes que estão faltando na dieta do cão.
  2. Excessos alimentares (dietas muito proteicas) podem deixar as fezes palatáveis e por isto mais atrativas.
  3. Carências nutricionais (falta de vitaminas) e parasitoses intestinais.
  4. Deficiência de enzimas pancreáticas (má digestão).
  5. Alimentar o animal apenas uma vez ao dia.
  6. Em filhotes pode estar relacionado com mudanças de flora intestinal, que é bastante comum nesta idade.
  7. Cães intolerantes às rações e que são obrigados a alimentarem-se de alimentos industrializados exclusivamente.

Eliminados todas estão questões nutricionais e físicas, sobram as emocionais e elas também são responsáveis ou co-responsáveis pelos dos quadros de coprofagia, tais como:

  1. Transtornos de comportamento (ansiedade e estresse). Cães entediados que manipulam fezes como passatempo, especialmente quando eles vivem em ambientes pequenos e passeiam pouco.
  2. Para chamar a atenção dos tutores, utilizando este hábito como mecanismo de linguagem, manipulando-os.
  3. Localização errada dos recipientes de água e comida em relação ao local disponibilizado para que o animal realize as suas necessidades fisiológicas. O local onde o animal faz as refeições não deve estar próximo do local onde ele defeca ou urina.

O tratamento dependerá da(s) causa(s) relacionada(s).

Dr. Marcos Fernandes
CRMV-SP 7287

WhatsApp chat